sexta-feira, 7 de junho de 2013

Ágora - Sonho com sensação de queda

Li o teu artigo (Criando o diário de sonhos) e comecei o meu diário de sonhos, Bia. Como dito no artigo, é uma experiencia optima. Mas tenho uma questão, podes responder na Ágora, por favor, e podes deixar o meu nome. Desde miuda tenho sonhos sobre estar a cair. São bastante rápidos e intensos. Dificilmente há imagens, como uma sensação de queda. Sempre acordo de sobressalto depois do sonho e com a experiencia do diário percebo que os tenho com mais frequencia do que pensava. Gostava de saber se significam algo. Muito obrigada! 
beijos 
Maria Ines - Lisboa, Portugal

Olá, Maria Ines!
Também tenho esse sonho/sensação. A grande maioria das pessoas costuma ter ou ao menos já experimentou essa situação. O nome é "espasmo hípnico", e não há uma explicação fechada sobre a razão de acontecer. Entretanto, a maioria dos profissionais concorda que isso acontece quando estamos na transição do estado de vigília para o de sono. Quando todos os nossos músculos relaxam, nosso cérebro pode interpretar a sensação como uma queda, o que faz com que o sistema nervoso central mande a ordem para o corpo se movimentar e evitar o possível acidente. Por isso acordamos de maneira tão abrupta, com a sensação de que estávamos caindo. Sendo uma reação fisiológica e não um sonho, não há muito a ser interpretado. Vale lembrar que espasmo hípnico não é sintoma nem causador de nenhum problema de saúde, é uma reação normal do nosso organismo que não oferece riscos. Pessoas com maior grau de ansiedade e com mais tensões (ou que estejam passando por uma fase mais atribulada) costumam ter o espasmo hípnico com mais frequência. Se for o seu caso, vale a pena criar um momento agradável para a hora de dormir, deixar o corpo e a mente relaxarem aos pouquinhos... meditação, uma leitura ou conversa tranquila, um banho morno, exercícios de respiração... Tudo isso pode ajudar a relaxar e a adormecer com maior tranquilidade.
beijo
Bia

Para participar da coluna Ágora, envie a sua pergunta para o email bf.carunchio@gmail.com, você também pode participar enviando sua pergunta através da nossa página no Facebook ou do meu perfil pessoal.  Você tem a opção de se identificar ou de se manter como anônimo.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Ter a sensação de sonhar que estou caindo já aconteceu comigo algumas vezes. É aquele pulo na cama.
    Já sonhei muito que voava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é esse pulo na cama (amei a definição!). O sonho com voos também é bem comum. Mas esse em geral já é sonho mesmo. Buscando "novos voos"? Ou tentando colocar os pés no chão? Depende dos sentimentos, cenário e do contexto que a vida está. abraço

      Excluir