sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ágora - Quando a pessoa não sonha

Uma perguntinha pra Ágora... Queria saber por que algumas pessoas quando dormem não sonham? beijo
Renan - Fortaleza, CE


Oi Renan!

Todas as pessoas sonham enquanto dormem, o que acontece é que algumas delas não conseguem se lembrar, por isso acham que não sonham. Nosso sono passa por diferentes fases durante a noite, e uma delas é chamada de sono REM, quando a pessoa apresenta movimentos rápidos dos olhos. Nessa fase, o cérebro funciona de forma bem parecida com quando estamos acordados, com a diferença de que ele bloqueia nossos movimentos (quando esse bloqueio não funciona bem, ocorrem os casos de sonambulismo). O sono REM também é a fase em que sonhamos de forma mais vívida, e como sempre passamos por esta fase, todos nós sonhamos. Quando uma pessoa desperta durante esta fase do sono, lembra de seu sonho de forma mais nítida. Importante saber que o sonho não é apenas nosso cérebro pensando coisas aleatórias enquanto dormimos, há um sentido maior por trás deles. Pessoas impedidas de sonhar, sendo sempre despertadas toda vez que estão prestes a entrar em sono REM, apresentam um nível de estresse e ansiedade muito elevado, o que se reflete nos aspectos físicos e psíquicos.

Acho que a sua curiosidade na verdade é outra, Renan: por que algumas pessoas não conseguem se lembrar de seus sonhos? Os sonhos são formados no nosso inconsciente e, para que nos lembremos deles, precisam chegar até a consciência. Algumas pessoas têm a fronteira entre consciente e inconsciente um pouco mais difícil de ser ultrapassada, por diversos fatores, como pela pessoa ser um pouco mais rígida ou pelo nível de estresse estar muito elevado,  por exemplo. A pessoa pode ainda bloquear esse contato com o inconsciente ao desvalorizar o material que emerge, seja por medo desse contato, seja por achar que é tudo besteira. Em alguns casos, ainda, quando passamos por grandes traumas ou por perdas muito significativas, algumas pessoas podem bloquear temporariamente o contato com o mundo inconsciente. Independente do motivo pelo qual não lembramos dos nossos sonhos, esta é uma forma da consciência se proteger de algo que acredita ser ameaçador. Entretanto, esse contato com o mundo do inconsciente e dos sonhos é bastante positivo, contribuindo muito para o nosso equilíbrio psíquico e para o autoconhecimento.

Neste artigo, O que seus sonhos dizem sobre você (clique), falamos um pouco mais sobre este tema e sobre algumas dicas para ajudar a lembrar dos sonhos.

Neste outro, Criando o diário de sonhos (clique!), trago algumas informações para montar seu próprio diário de sonhos e também para trabalhar com ele. 

De maneira geral, para lembrar dos sonhos é preciso antes de tudo valorizá-los (escrevendo-os no diário, por exemplo, e pensando sobre eles, fazendo um esforço para lembrar). Nossos sonhos nos trazem mensagens do nosso lado mais profundo, e podemos crescer e aprender muito com essas mensagens simbólicas.

beijo
Bia

Para participar da coluna Ágora, envie a sua pergunta para o email bf.carunchio@gmail.com, você também pode participar enviando sua pergunta através da nossa página no Facebook ou do meu perfil pessoal.  Você tem a opção de se identificar ou de se manter como anônimo.

2 comentários:

  1. sei la penso td hora em uma pessoa durmo pensando na pessoa e sonho com essa pessoa sei la e loko td isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Muito provavelmente por pensar bastante nessa pessoa logo antes de adormecer, seu inconsciente aproveita esse material (a imagem da pessoa) para criar seus sonhos. É muito comum que os sonhos tragam imagens e símbolos que vimos, pensamos ou lembramos ao longo do dia anterior.

      Excluir