terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Mythos - Bênção Celta: a força dos bons desejos

Hoje a coluna Mythos está um pouco diferente. Não temos um mito, no lugar disso, temos um texto de inspiração celta que sempre me traz o sentimento de proteção e compaixão, por isso achei que seria interessante colocá-lo aqui no blog nesta época do ano. Esta é uma das versões de um texto chamado bênção celta. Não encontrei fontes que mostrem com certeza se a oração é mesmo de origem celta ou se é algo mais moderno, de inspiração na cultura desse povo, o que acho bem mais provável. Mas, independente da origem, é um texto muito belo e que nos abre o caminho para refletir sobre os bons desejos e a força que eles têm. Vamos ao texto:


Que jamais, em tempo algum, o teu coração acalente ódio.
Que o canto da maturidade jamais asfixie a tua criança interior.
Que o teu sorriso seja sempre verdadeiro.
Que as pedras do teu caminho sejam sempre encaradas como lições de vida.
Que a música seja tua companheira de momentos secretos contigo mesmo.
Que teus momentos de amor contenham a magia de tua alma eterna em cada beijo.
Que os teus olhos sejam sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer.
Que cada dia seja um novo recomeço, em que a tua alma dance na luz.
Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração.
Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda que liga as almas afins.
Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa.
Que o teu coração voe contente nas asas da espiritualidade consciente, para que tu percebas a ternura invisível, tocando o centro do teu ser eterno.
Que um suave acalanto te acompanhe, na terra ou no espaço, e por onde quer que o imanente invisível leve o teu viver. Que o teu coração sinta a presença secreta do inefável!
Que os teus pensamentos e os teus amores, o teu viver e a tua passagem pela vida, sejam sempre abençoados por aquele amor que ama sem nome.
Aquele amor que não se explica, só se sente. Que esse amor seja o teu acalento secreto, viajando eternamente no centro do teu ser.
Que a estrada se abra à sua frente. Que o vento sopre levemente às suas costas.
Que o sol brilhe morno e suave em sua face.
Que respondas ao chamado do teu Dom e encontre a coragem para seguir-lhe o caminho. Que a chama da raiva te liberte da falsidade.
Que o ardor do coração mantenha a tua presença flamejante e que a ansiedade jamais te ronde.
Que a tua dignidade exterior reflita uma dignidade interior da alma.
Que tenhas vagar para celebrar os milagres silenciosos que não buscam atenção.
Que sejas consolado na simetria secreta da tua alma.
Que sintas cada dia como uma dádiva sagrada tecida em torno do cerne do assombro.
Que a chuva caía de mansinho em seus campos...
E, até que nos encontremos de novo...
Que os Deuses lhe guardem na palma de Suas mãos.
Que despertes para o mistério de estar aqui e compreendas a silenciosa imensidão da tua presença.
Que tenhas alegria e paz no templo dos teus sentidos.
Que recebas grande encorajamento quando novas fronteiras acenam.
Que este amor transforme os teus dramas em luz, a tua tristeza em celebração, e os teus passos cansados em alegres passos de dança renovadora.
Que jamais, em tempo algum, tu esqueças da Presença que está em ti e em todos os seres.
Que o teu viver seja pleno de Paz e Luz!


Questões para reflexão:

1- O que você costuma desejar? Não falo aqui sobre bens de consumo, e sim sobre aquilo que você espera que aconteça. Aliás, um desejo sincero é mais do que esperar acontecer, é uma certeza, algo forte e que pode dar um sentido maior à toda a nossa vida, e até mesmo às experiências ruins. O que você deseja, em que acredita com força e esperança?

2- As esperanças são fundamentais para a nossa vida. Não importa muito se é a esperança de superar um grande obstáculo, como uma doença grave, dificuldades em casa, ou algo menos grave, como a esperança de que faça som no final de semana. Aliás, mesmo se está tudo bem, é muito saudável nutrir esperanças de que a vida continue a ser boa e generosa conosco. Porque as esperanças nos libertam da fluidez do tempo, desta realidade presente e que certas vezes não nos permite explorar o nosso potencial (em todos os sentidos) da maneira como gostaríamos. Por isso, é interessante ter clareza de quais são essas esperanças. Pelo que, exatamente, você está esperando? Quais são suas expectativas?

3- O sentimento de proteção também é importante, tanto quanto a esperança. Diferente dela, a proteção não necessariamente nos aponta o futuro, mas nos dá a certeza de que estamos bem e de que merecemos estar onde estamos, não somos um peso morto, e sim pessoas que estão aqui para dar o melhor de si mesmas de acordo com seus talentos e dons. Isso cria a sensação de que temos o direito de estar aqui e, assim, nossa confiança aumenta. Qual é a sensação de proteção para você? Como você a sente em suas emoções e no seu corpo? Concentre-se e amplie essa sensação ao máximo. Surge a esperança. E o sentimento de que podemos vencer qualquer dificuldade, pois há algo muito maior e muito melhor reservado para nós.

2 comentários:

  1. Maravilhoso texto é pra pensar, Bia passando pra desejar um feliz natal pra vc e para a sua família fique com Deus beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lucimar!! Espero que seu Natal também tenha sido abençoado e que o ano novo traga muitas felicidades e realizações!
      beijos

      Excluir