quarta-feira, 16 de abril de 2014

Ágora - Medo de dirigir

Estou vivendo uma situação chata. Morro de medo de dirigir. Não entendo isso porque não sou uma menina de 18 ou 20 anos que acabou de aprender, já tenho meus 45 e apesar de ter carta, não consigo pegar o carro. Me dá um medo absurdo de bater, de machucar alguem, de me machucar, principalmente se tem criança no carro. Tenho uma vida ativa, trabalho, cuido da minha família, mas esse medo de incomoda muito. Nem sei como começar.
Marli - Goiânia, GO


Bom dia, Marli!

Este é um medo muito comum hoje em dia. E considerando o trânsito caótico das cidades e a quantidade de acidentes que acontecem, não vejo nada de irracional. Claro, não podemos parar a vida em função do nosso medo, mas precisamos reconhecer que é justamente ele que, em doses saudáveis, nos faz colocar os pés no chão e agir com cuidado, com prudência. Algumas dicas:

- Comece devagar. Aproxime-se do carro, experimente sentar no lugar do motorista. 
- Não queira já pegar uma autoestrada ou a maior avenida da cidade. Tente antes dar uma volta no quarteirão ou ir a algum lugar perto, que você já esteja familiarizada com o caminho. Conforme você se sentir mais confiante, aí sim se permita ir a novos lugares, mais distantes...
- Cuidado com aqueles amigos que se oferecem para ir com você, só aceite a ajuda ou convide se for uma pessoa calma, porque se você tem medo, já basta uma pessoa alterada no carro, as reações do outro podem atrapalhar mais do que ajudar. 
- Não se assuste com os sintomas do medo (como taquicardia ou boca seca), eles diminuem conforme a prática, quando senti-los, dê a eles o nome da emoção - medo, ansiedade, "nervoso", assim entram na esfera do conhecido e tendem a diminuir.

Se você não conseguir fazer isso sozinha, existem diversas alternativas para superar o medo de dirigir. Algumas autoescolas oferecem treinamento para motoristas que já têm a habilitação mas não têm confiança ou têm medo de sair com o carro. E, é claro, se o medo estiver maior do que você pode lidar, vale a pena procurar um psicólogo.

Muito importante: não queira provar nada para ninguém, você não deve explicações! Se quiser vencer o medo de dirigir, que essa vontade seja realmente sua, a pressão dos outros, na maioria das situações, só atrapalha tudo.

Beijos,
Bia


Para participar da coluna Ágora, envie a sua pergunta para o email bf.carunchio@gmail.com, você também pode participar enviando sua pergunta através da nossa página no Facebook ou do meu perfil pessoal.  Você tem a opção de se identificar ou de se manter como anônimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário