sexta-feira, 11 de abril de 2014

Ágora - Sonhos que se repetem

Bom dia Bia, tudo bem?
Queria mandar perguntinha pro blog...
Não é bem um problema ta? só curiosidade mesmo... pra vc ver eu tenho sempre o mesmo sonho... não tipo toda noite, mas já faz uns 5 anos que sempre que alguma coisa vai mudar na minha vida eu sonho que to na mesma estrada e tomo o mesmo onibus. Não acho assustador nem tenho medo porque é um sonho tranquilo mas fico curiosa de saber pq acontece isso.
Obrigada. bjs
Karina V. - Franca, SP


Olá, Karina!

Para começar, a situação que você me contou, de ter sempre o mesmo sonho, é mais comum do que se pensa. Não significa nada de "sobrenatural" ou de "especial" como algumas pessoas gostam de dar a entender, são apenas mecanismos que a nossa psique encontra para mandar a mensagem da mente inconsciente para o consciente. Mas é muito positivo você perceber não apenas que costuma ter o mesmo sonho, mas também em qual tipo de situação ele acontece. Isso mostra uma boa consciência de si.

Como conversamos em outros artigos, num sonho tudo é simbólico. A situação, o desenrolar das cenas, as pessoas, objetos, o cenário, as cores, as emoções que sentimos durante o sonho e depois que despertamos, as palavras usadas, o tom de voz... enfim, tudo mesmo!

Nosso inconsciente está sempre percebendo aquilo que vivenciamos. Claro, por ser inconsciente, não temos consciência dessas percepções, mas esse lado da nossa psique capta elementos como situações pouco claras, tons de voz, expressões faciais, palavras de significado dúbio, e por aí vai. Essas mensagens nos são comunicadas através de tudo aquilo que é simbólico, por exemplo, os sonhos, sintomas, atos falhos... Cada pessoa tem, se prestar atenção a si mesma vai notar isso, algum canal "especial" para essa comunicação. Você, por exemplo, conta que quando a vida está para "tomar um novo rumo", acontece o sonho do ônibus. Um conhecido meu diz que sempre que está para fechar um negócio que acabará mal, sente um desconforto no estômago. Enfim, é algo normal.

Mas por que acontece? O inconsciente de cada um de nós tem seus símbolos e os usa conforme a situação. Nossa psique percebe que alguns desses símbolos são mais eficazes em comunicar a mensagem (e quais são esses símbolos mais eficientes é algo que varia para cada pessoa). Quando tem uma mensagem urgente, o que acontece? O inconsciente se vale desses símbolos que chamarão mais a nossa atenção! Seja num sonho, num sintoma, numa sincronicidade...

No caso de pessoas que têm pesadelos ou sonhos recorrentes que causam mal estar, é interessante anotar e trabalhar com esse sonho, buscar interpretá-lo. Assim, conforme deciframos os símbolos e a mensagem, a psique percebe que "pode" mudar a forma de comunicação, pois já entendemos o recado. Nem sempre um sonho pode ser interpretado por completo e não há problemas nisso, pois os diversos sonhos que temos numa mesma fase trazem significados bem semelhantes, se a gente olhar com atenção.

beijos,
Bia


Para participar da coluna Ágora, envie a sua pergunta para o email bf.carunchio@gmail.com, você também pode participar enviando sua pergunta através da nossa página no Facebook ou do meu perfil pessoal.  Você tem a opção de se identificar ou de se manter como anônimo.

2 comentários:

  1. (...)"sempre que alguma coisa vai mudar na minha vida eu sonho que to na mesma estrada e tomo o mesmo ônibus"... vou deixar aqui o meu piteco ;) saia da zona de conforto e acomodação...busque reprogramar sua mente e pare de pegar este bendito ônibus do sonho, não é assustador mas penso que é chato estar sempre do mesmo jeito.. Enfrente o NOVO e abrace as mudanças..vá caminhando...vá de trem..mude a direção...altere o percurso. Essa é a minha Psicopitocada no sonho alheio ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, mas não acho que é necessariamente uma acomodação ou resistência a enfrentar o novo (afinal, ela conta que o sonho não é desconfortável e toma o onibus numa boa). Muitas vezes o nosso inconsciente apenas usa os mesmos símbolos para passar uma mensagem semelhante, por já saber que são símbolos que vão nos tocar (cada pessoa por seus motivos). De todo jeito, concordo com vc, sempre cabe ficar atenta se não rola um medinho do novo, um sonho nos traz infinitas possibilidades.
      bjs

      Excluir