quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Ágora - Pessoas pessimistas

Oi, eu queria entender porque tem vezes que somos tão pessimistas. Não sei se é normal, mas sempre acho que tudo na minha vida vai ter o pior resultado possível. Não consigo acreditar de verdade que alguma coisa vai dar certo mesmo eu me esforçando. Obrigada.
Natália 


Bom dia, Natália!

Diversas situações são possíveis para explicar o pessimismo de algumas pessoas. A primeira delas é o realismo. Algumas vezes, sabemos que as chances de algo ir mal são grandes, seja pela gravidade de uma situação, seja porque estamos lidando com algo com o que temos pouca experiência ou conhecimento, seja porque admitimos que não nos esforçamos tanto quanto poderíamos. Nesse caso, é interessante avaliar bem a situação e as nossas atitudes, para recalcular nossas metas e estratégias.

Outra possibilidade é a insegurança, ou mesmo a pouca experiência. Sabemos que para ser bom em algo, uma pessoa precisa de conhecimento e prática. Quando tentamos algo novo, já esperamos que o resultado não seja o de um especialista... Portanto é normal ficar "pessimista" ou inseguro nesse tipo de caso. Só não podemos deixar que esse medo de não dar certo nos impeça de ao menos tentar e fazer o nosso melhor. Apenas tentando saberemos se somos realmente tão ruins e o que podemos melhorar.

A terceira possibilidade é a que mais me preocuparia, Natália. É o caso da pessoa que está num grau de desesperança tão grande (e, muito provavelmente, em um estado depressivo), que já não vê caminhos na vida. Mesmo que ela seja excelente no que faz, mesmo que esteja fazendo escolhas sensatas e que a situação até seja boa e tranquila, ela acredita que algo vai acontecer e tudo vai dar errado. Isso é comum em pessoas com poucas referências de sucesso (isto é, aquele tipo de lembrança fortalecedora de momentos bons, em que superamos algum desafio ou nos saímos bem em algo), ou ainda que vivem num meio muito exigente e que, ao mesmo tempo, oferece poucos recursos. Se o caso for este último, seria muito importante buscar ajuda de um profissional, que poderá tratar um possível quadro depressivo e ainda ajudar a pessoa a dar um olhar mais realista para sua vida, percebendo os pontos positivos e tomando atitudes para mudar os negativos.

beijos,
Bia

Para participar da coluna Ágora, envie a sua pergunta para o email bf.carunchio@gmail.com, você também pode participar enviando sua pergunta através da nossa página no Facebook ou do meu perfil pessoal.  Você tem a opção de se identificar ou de se manter como anônimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário