domingo, 2 de novembro de 2014

Mythos - Ptah: solidez na vida

No Antigo Egito, Ptah era um deus criador em muitos sentidos. Ele modelou e deu vida a diversos outros deuses, e organizou o universo até que ficasse da maneira como nós mortais o conhecemos. Ele também é considerado um deus criador porque é o deus dos artesãos e arquitetos. Ptah é um construtor, e como tal, rege as obras feitas em pedra.

Ptah é marido da deusa Sekhmet (clique aqui para ler sobre ela). Ao contrário da esposa, mais agitada por ser uma guerreira e, em certas ocasiões, movida por acessos de fúria, Ptah é mais centrado, conhecido como "o senhor da verdade" e "aquele que escuta as orações". Mâneton, um antigo historiador e sacerdote egípcio que viveu por volta do século III a.C., considerava que Ptah pode ter sido o primeiro rei egípcio (para este povo, o faraó tinha uma ligação muito próxima com os deuses). 

Quanto a sua imagem, Ptah usa uma túnica longa e na cabeça, uma espécie de gorro, vestimentas que mostram seu grande poder e destaque (no início da civilização egípcia, apenas a nobreza usava roupas, e ainda assim, apenas os adultos. Alguns historiadores apontam que quanto maior o status social da pessoa, mais a roupa lhe cobria o corpo). Ptah geralmente é representado como um homem velho e com barba, mumificado, segurando um cetro com símbolos de vida, força e estabilidade.


Questões para reflexão:

1- Num contexto simbólico, Ptah representa a solidez. Ele é um construtor e rege as obras feitas em pedra, construções fortes e sólidas, que podem durar milênios. Pensando nas suas ações, naquilo que você realiza na sua vida (profissionalmente, no plano afetivo, familiar, social, etc.), qual o grau de "solidez"? As situações e os relacionamentos que você vivencia têm uma estrutura clara e "sólida" ou são passageiros, com pouco envolvimento, "líquidos", para usar a linguagem de Bauman?

2- Os egípcios conheciam Ptah como "o senhor da verdade e "aquele que escuta as orações", ou seja, não é um simples criador, mas alguém que responde por sua obra. E você, qual o seu grau de responsabilidade na vida? Falo sobre a responsabilidade sobre nós mesmos. O quanto você responde por si? Em quais tipos de situação é mais fácil ou mais difícil de assumir suas escolhas e decisões?

3- Ptah carrega os símbolos da vida, força e estabilidade. Você percebe alguma ligação entre esses três elementos? Por que? Por que você acha que foram associados a um deus criador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário