terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Mythos - Maya: olhar além das ilusões

Maya é a deusa indiana associada ao universo material, conhecida como "tecelã da teia da vida" e "mãe da criação". Na visão hinduísta, o mundo material é apenas uma ilusão que nos impede de ver um mundo além deste, mais legítimo e sem as enganações da matéria.

Além de ser ligada à criação, Maya é associada à inteligência, à magia e à água. É Maya quem ergue os véus do mundo, os véus da ilusão. E ao fazer isso, ela nos dá acesso a  um conhecimento precioso, pois nos permite olhar além das ilusões e perceber a realidade por trás do mundo e das situações. Ela tem o poder tanto de cegar com ilusões como de nos livrar dela.


Questões para reflexão:

1- O que você entende por "ilusão"? Já viveu situações em que, mais tarde, percebeu que estava iludido? Costumamos dizer que alguém está iludido quando a pessoa não vê a realidade da forma como realmente é, cai em auto enganos e acaba tomando atitudes das quais irá se arrepender quando conseguir ver além da ilusão.

2- Maya não é apenas a que ilude, mas também a que ergue os véus e nos permite ver por trás deles. Existem situações na sua vida em que você resiste a ver por trás do véu? Se sim, quais? Despertar de uma ilusão nem sempre é fácil. Algumas vezes é dolorido, pois destrói sonhos e esperanças. No entanto, é fundamental perceber que, enquanto estivermos cegos pelos véus de Maya, nada realmente se desenvolve na nossa vida. É como se a gente estivesse preso num cenário em que não há liberdade de agir. Só há realidade quando há escolhas verdadeiras. E nunca escolhemos de verdade mergulhados em ilusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário