quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

O que é neuropsicologia?

Qual a diferença entre neuropsicologia e neurociências?

A neurociência é a área de estudo do sistema nervoso central. Isso engloba diferentes ciências e ramos, iniciando na medicina (neurologia) e na psicologia (neuropsicologia) e abrangendo, também, outros ramos de conhecimento, como a teologia (neuroteologia), a educação (neuropedagogia/neuropsicopedagogia) e o marketing (neuromarketing).

Assim, a neuropsicologia é um ramo da psicologia e das neurociências que estuda o sistema nervoso central em suas relações com a cognição, as emoções e o comportamento.

Qual a diferença entre o neuropsicólogo, o psicólogo, o neurocientista e o neurologista?

O psicólogo fez graduação em psicologia, que o habilita para trabalhar em contextos diversos, como em clínicas, hospitais, empresas, escolas... Caso ele tenha um título de especialista em neuropsicologia, torna-se neuropsicólogo. Já o neurologista fez graduação em medicina e residência em neurologia. 

Enquanto o neurologista cuida de doenças do sistema nervoso (como cefaléias, fraquezas ou falta de sensibilidade e de movimento de partes do corpo, doenças desmielinizantes como a esclerose, tonturas e vertigens, etc.) do ponto de vista biológico, o neuropsicólogo cuida das funções neuropsicológicas (como a atenção, a percepção, o comportamento, a regulação das emoções, a memória, etc.), geralmente em relação com casos neurológicos, psiquiátricos ou psicológicos. Essas áreas trabalham juntas, pois se complementam.

Portanto, tanto o neuropsicólogo quanto o neurologista pertencem às neurociências, mas ao mesmo tempo, nem todo neurocientista é neuropsicólogo ou neurologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário